Candidatos trocam acusações durante debate

Mendonça Filho e Geraldo Julio participaram do "Ciclo Recife Debate" na manhã desta segunda (23)

seg, 23/07/2012 - 12:56
Andréa Rêgo Barros/PSB Esta foi a primeira vez que os dois candidatos debateram a cidade juntos Andréa Rêgo Barros/PSB

O "Ciclo Recife Debate" foi o primeiro compromisso de campanha de dois candidatos à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio (PSB) e Mendonça Filho (DEM) desta segunda-feira (23). O evento foi promovido pela Associação das Empresas de Planejamento e Consultoria Empresarial do Nordeste (ASSEMP), e Clube de Engenharia de Pernambuco e ocorreu no Clube Português. Durante o debate cada um dos prefeituráveis apresentaram suas propostas para as áreas de Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde e Segurança durante 20 minutos. O debate foi mediado pelo professor Clóvis Myachi, da UFPE e pelo presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos.

Durante o evento o candidato democrata posicionou-se contra a construção de quatro viadutos na área da avenida Agamenon Magalhães que compreende o Parque Amorim. De acordo com ele, a decisão foi unilateral por parte do Governo do Estado e contraria todas as normas técnicas e, principalmente, o desejo da população. "Ainda não encontrei um só técnico que se manifestou favorável à medida. É o famoso caso de obra empurrada goela abaixo da população. A atual gestão do Governo estadual tem essa mania: ouvir só quando sabe que o povo vai concordar. Quando não vai, passam por cima mesmo", cravou. 

Segundo Mendonça, além de ser uma solução antidemocrática, a adoção dos viadutos vai acabar com outras possíveis utilizações da avenida. "Se isso for levado à frente não vamos poder usar o canal para veículos de pequeno porte e também não poderemos investir em cicliovias e mobilidade de pedestres. Essa é minha posição: nunca criticar por criticar, e sim apresentar soluções", disse, lembrando que o poder público precisa ter o mínimo de planejamento para não realizar intervenções que se mostram equivocadas, como a da Conde da Boa Vista.

Em sua exposição, Mendonça disse que PT e PSB governam juntos o Recife há doze anos. O candidato Geraldo Júlio se incomodou e falou que a gestão é apenas do PT. "Geraldo, não adianta querer agora dizer que vocês do PSB não têm nada a ver com a gestão do Recife. Seu candidato a vice, Luciano Siqueira, foi vice-prefeito de João Paulo por oito anos. O atual vice-prefeito, Milton Coelho, é do PSB. Vocês e o PT são corresponsáveis pelas coisas boas e ruins que aconteceram nesse período, simplesmente não dá para fugir disso", afirmou Mendonça.

O candidato democrata também definiu como prioridade em sua gestão o resgate do planejamento da cidade. "Nesses últimos 12 anos não houve qualquer tipo de planejamento para o Recife, que cresceu desordenadamente, viu a mobilidade virar um sério problema e serviços básicos como a manutenção da cidade praticamente pararem de funcionar. Minha intenção é realizar um corte em 50% nos cargos de confiança, que hoje são cabides de emprego, e valorizar o quadro técnico e efetivo da Prefeitura, investindo em órgãos como URB, EMLURB, CTTU e Instituto Pelópidas Silveira".

Geraldo Julio por sua vez, atribuiu ao período que Mendonça governou o Estado como o período de maior violência. “O DEM governou Pernambuco por nove meses. Aliás, esses nove meses foi o ano mais violento em Pernambuco de toda sua história”, disparou. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores