Pós eleição: seis municípios da Bahia estão sem prefeitos

Decisão do TRE somada a regras eleitoras deixam casos sub judice e possíveis novas eleições

qua, 10/10/2012 - 09:38

Seis municípios do estado da Bahia ainda estão sem prefeitos. Os candidatos de Cruz das Almas, Salinas da Margarida, Amélia Rodrigues, Pojuca, Camamu e Muquém de São Francisco concorreram ao cargo de prefeito com candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Nos municípios de Salanias, Pojuca e Muquém podem ser convocadas novas eleições. A decisão ficará por conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Amélia Rodrigues, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o candidato Paulo Falcão (PSD), foi o mais votado com 1.201 votos a mais que o segundo colocado. Em Amélia Rodrigues, o soldador André Luiz Lopes, afirmou que "tem pessoas comemorando [a vitória de Falcão], mas ainda não bateram o martelo. Ficamos na expectativa”.

Em Camamu, na Costa do Dendê, Emiliana de Zequinha Mata (PP) fica em regime de espera para ter a confirmação do cargo. No município do litoral sul da Bahia três candidatos que somaram 58,97% dos votos estavam com a candidatura indeferida pelo TRE.  Caso dois dos mais votados consigam validar a candidatura Emiliana receberá o cargo de prefeita. O marinheiro Paulo Maurício informa que “a população fica chateada. Mas é bom pra tirar todas as dúvidas, pra saber quem é quem”.

De acordo com o TSE, será feito um esforço para julgar os recursos de candidaturas impugnadas e os que envolvem a Lei Ficha Limpa terão prioridades. Nos municípios de Pojuca, Salinas e Muquém o TSE pode decidir por novo pleito eleitoral.



COMENTÁRIOS dos leitores