João da Costa entrega segundo CMEI durante a gestão
A creche localizada no bairro do Ibura tem 1.100 m² e comportará 120 crianças
A comunidade de Jordão Baixo no Ibura recebeu, na noite desta quinta-feira, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Jesus de Nazaré’, que tem capacidade para atender 120 crianças de zero a cinco anos. A obra foi entregue pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT) que realizou a solenidade acompanhando de secretários municipais e prometeu até o final do mandado inaugurar mais 10 unidades educacionais.
Recepcionado com aplausos pelos moradores da localidade, João da Costa discursou afirmando ser um gestor que cumpre com as promessas. “Os compromissos que assumi no Ibura, cumpri. Sou um prefeito que ouviu e atendeu as solicitações do povo e isso, no futuro, vai mudar a vida dessas crianças”, declarou o gestor.
O CMEI inaugurado pelo prefeito do Recife começará a funcionar a partir da próxima segunda-feira (22), das 7h às 17h. O espaço tem 1.100m² e faz parte do Programa Educação Infantil. A creche possui cinco salas divididas entre berçário, grupo um, dois, três e quatro, banheiros para adultos, crianças e deficientes, duas cozinhas, duas áreas de recreação (interna e externa), secretaria, minilaboratório de informática e refeitório. O valor total da obra foi R$ 1.030 milhão, oriundos exclusivamente do tesouro municipal.
Para a especialista em educação e gestora do CMEI, Valéria Alvarenga, a unidade é algo muito importante para as crianças da localidade. “A comunidade esperava há mais de dois anos e agora o desejo nosso é que outras unidades sejam feitas. Minha expectativa é de alegria, realização e desejos de mães que vinham sonhando em deixar seus filhos num lugar com qualidade”, frisou a gestora.
João da Costa também disse que o administrador municipal que entrar no próximo ano não poderá retroagir em relação à qualidade da estrutura educacional oferecida atualmente na sua gestão. “Não me deixaram ser candidato, mas o prefeito que vai entrar agora vai fazer igual ou melhor do que eu, porque é o padrão exigido aqui”, declarou o petista.
Além do CMEI do Ibura, a prefeitura pretende entregar mais oito creches nas localidades do Cordeiro e Guabiraba, com duas unidades cada e Estância e Nova Descoberta, com um CMEI cada.
Transição – Questionado sobre a mudança do governo municipal, Costa mostrou-se tranquilo e disse que tudo está ocorrendo de forma desburocratizada. “Já definimos o modelo da transição na reunião que tivemos com Geraldo e agora os técnicos e os secretários cuidarão disso. Temos uma confiança política recíproca e estamos fazendo uma transição informal sem papeis, recibos ou protocolos. Esse será um exemplo de como fazer transição política aqui em Pernambuco”, expôs o petista.
O prefeito também comentou sobre os resultados das eleições e afirmou que não haverá, no Recife, nenhuma reunião com o diretório nacional do PT sobre as eleições municipais. “O diretório está preocupado agora com o segundo turno. A eleição do Recife, da forma que foi construída, com certeza será um paradigma para o PT evitar erros como esse no futuro. E se vierem aqui é para pensarmos no futuro, porque no passado já erramos bastante”, reconheceu o gestor.
CMEI’s – Indagado sobre as 40 creches que prometeu entregar no início do mandato e até agora só inaugurou duas, ele declarou que até o final do ano, entregará apenas oito ou 10. “Nós não estamos contabilizando se fez ou se deixou de fazer 40. O que vai ficar para a cidade do Recife é uma creche diferente de como se fazia antigamente - que alugava uma casa e virava um depósito de criança”, justificou o prefeito, que acrescentou que deixará crechess em andamento para o novo gestor entregar em 2013.