Prefeito assina acordo de cooperação técnica com Dakar

O documento visa a interação entre os setores da política, cultura e economia

ter, 23/10/2012 - 12:57
Ausônio Silveira/LeiaJaimagens

Recife estreita os relacionamento com as nações Africanas. Durante a manhã desta terça-feira (23), o prefeito João da Costa (PT) assinou um acordo de cooperação técnica entre a capital pernambucana e a maior cidade da África, capital do Senegal, Dakar. Esse passo visa a interação entre setores da política, cultura e da economia, seguindo uma determinação do governo federal que busca reaproximar o Brasil com os países em desenvolvimento no continente africano.



“Esse acordo de cooperação busca a interação entre as empresas de ambos os países e a articulação de um mercado em crescimento como Angola, África do Sul e Senegal. Esses países vivem problemas parecidos com os que enfrentamos aqui no Brasil nas questões de urbanização, por isso a troca de informações técnica pode viabilizar desenvolvimento social e econômico”, declarou o prefeito do Recife.  



A capital pernambucana tem um intercâmbio histórico e informal desde a época da colonização e da escravidão, agora os caminhos que ligam as nações da América Latina e países africanos seguem uma via de mão dupla. Muitos recifenses trabalham em Luanda, capital da angola a abertura de uma linha de voo ligando Recife, Dakar e Luanda ajudará na relação comercial entre os países. 



Segundo o prefeito João da costa, há um mercado em expansão para setores comerciais do Estado como é das confecções e esse irmanamento das cidades cria pontos importantes que ajudarão ao desenvolvimento de projetos em outros países. 



“As experiências de participação (Orçamento Participativo), gestão e saneamento integral e defesa civil, são semelhantes e podem ajudar na construção de políticas públicas já que Recife e Dakar são cidades bastantes parecidas”, reforçou João da costa.  



Para concluir a formalização do documento, representantes da Prefeitura do Recife visitarão a cidade de Dakar, onde presenciarão a assinatura do documento por parte do prefeito da cidade africana, Khalifa Abadacar Sall. O encontro acontece durante a Cúpula dos Países Africanos, entre 4 e 8 de novembro na capital do Senegal.

COMENTÁRIOS dos leitores