Geraldo lança o Compaz nesta quinta (10)

O ato será realizado às 9h, no local onde a unidade será erguida

qua, 09/01/2013 - 21:26
Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O prefeito Geraldo Julio lançará, nesta quinta-feira (10), o primeiro dos cinco Centros Comunitários da Paz (Compaz) que serão construídos no Recife. O ato será realizado às 9h, no local onde a unidade será erguida. Trata-se do antigo clube da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Para construir o equipamento, a Prefeitura conseguiu que a Chesf cedesse o clube desativado. Nesta quinta, também será assinada a cessão do terreno.



O primeiro Compaz, que vai funcionar em uma área de 17 mil metros quadrados, contará com biblioteca, cine teatro, piscina, ginásio coberto, quadra de tênis, campo de futebol, entre outros equipamentos de cultura e lazer. Além disso, o espaço oferecerá aos moradores do entorno cursos de capacitação profissional para jovens em situação de risco, mediação de conflitos, acesso à Justiça, políticas de prevenção às drogas e violência e apoio psicológico para pessoas em situação de desagregação social.



O principal objetivo do Compaz é oferecer alternativas para prevenir a criminalidade e o consumo de drogas, principalmente entre os jovens, além de funcionar como uma ferramenta de inclusão social. Esse trabalho será realizado através de políticas integradas e equipamentos de alta qualidade. O modelo é baseado em experiências que deram certos em outras cidades do mundo.



O primeiro Compaz beneficiará diretamente os moradores da RPA 4, que abrange os bairros Prado, Zumbi, Torrões e Engenho do Meio – essas localidades registram altos índices de criminalidade. O centro também vai atender a demanda da população por bibliotecas e espaços de convivência. Esse projeto, incluído no programa de governo socialista, foi apresentado pela primeira vez a população recifense, pelo então candidato a prefeito do Recife em 2008, Raul Henry.

COMENTÁRIOS dos leitores