Ministros apresentam programas do governo para prefeitos

Iniciativa integra a programação do Encontro Nacional de Prefeitos

ter, 29/01/2013 - 11:45
Elza Fiúza/ABr Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, apresenta Plano Brasil sem Miséria Elza Fiúza/ABr

Os programas do governo federal são o foco do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas nesta terça (29) e quarta (30). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Pela manhã, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez um balanço do Plano Brasil sem Miséria e frisou que as prefeituras são as principais parceiras da iniciativa. “Tivemos hoje uma oportunidade grande de mostrar para cada prefeito, para cada gestor municipal, que é possível construir o Brasil sem Miséria no seu município, para terem isso como uma das metas importantes da gestão municipal”, explicou.

De acordo com a ministra, nos últimos dois anos, 19,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família saíram da situação de extrema pobreza.

Durante a manhã, os gestores municipais também ouviram o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e um debate sobre a participação social e cidadania  com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Luiza Barros (Políticas para a Promoção da Igualdade Racial), Eleonora Menicucci (Políticas para Mulheres) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Paralelamente, estão sendo realizadas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apresentadas boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas.

Nesta tarde, os prefeitos irão receber mais informações sobre o Programa de Aceleração do Crescimento 2 e programas urbanos (Minha Casa, Minha Vida e ações de saneamento e pavimentação). Nesta quarta, as discussões serão sobre as oportunidades turísticas e esportivas com a realização da Copa do Mundo e Olimpíadas e as perspectivas econômicas para o país.

Com informações da Agência Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores