Educação é discutida na Câmara do Recife

A reunião entre o secretário e os vereadores foi considera positiva

qui, 21/02/2013 - 16:27
Vitor Soares/LeiaJáImagens O secretário de Educação disse que precisa repensar o conteúdo programático do ensino Vitor Soares/LeiaJáImagens

O Secretário Municipal de Educação, Valmar Corrêa de Andrade, participou na manhã desta quinta-feira (21), de uma reunião pública da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife. O diálogo ocorrido na Sala das Comissões faz parte de uma série de encontros entre os assessores do prefeito Geraldo Júlio (PSB) e os vereadores, que o líder do governo na Casa José Mariano, vereador Gilberto Alves (PTN), pretende promover.

De acordo com o secretário, esses primeiros dias de gestão foram válidos para obtenção de mais informações sobre a pasta. “Nesses primeiros 50 dias de trabalho, estamos nos aprofundando nos conhecimentos para entender a complexidade da Secretaria”, afirmou Valmar Corrêa, garantindo que no próximo mês apresentará o planejamento de ações não somente para este ano como para os quatro anos de gestão. “Teremos que fazer uma mudança radical no sistema”, anunciou.

Uma das alterações em curso, segundo o secretário, é a construção de uma comissão paritária para discutir a implantação do modelo de um terço de aulas-atividade e os problemas da rede municipal, que tem 321 unidades e cerca de 70 mil alunos matriculados. A comissão, cujos membros já foram nomeados, tem oito componentes e formatará as aulas-atividade, além de analisar as demandas coletivas de impacto na rede pública municipal e as estratégias de adequação do espaço físico. 

“Vejo a educação como uma construção coletiva e precisamos repensar o conteúdo programático do ensino. É preciso que nós nos aprofundemos nessas complexidades. É um trabalho que temos que realizar em conjunto. Espero contar com o apoio de todos os vereadores e da Comissão de Educação desta Câmara”, afirmou o secretário, que reconheceu em seguida que a situação de infraestrutura das escolas municipais é ‘difícil’. Sobre as pessoas aprovadas em  concurso público que aguardam nomeação, ele disse que a partir de março pretende começar a chamar.

Após a apresentação de quase duas horas de Valmar Corrêa, o presidente da Comissão de Educação, André Régis (PSDB), disse que “o espírito é de colaboração” e que gostou da postura do novo secretário de não tentar “esconder ou defender o indefensável”, pois “a situação é crítica”.

Ele informou que, juntamente com sua equipe, vem percorrendo as escolas municipais, já tendo visitado 13 e que pretende ir a todas as 321 este ano. “Tenho encontrado escolas sem biblioteca, sem espaço de lazer ou para convivência dos professores, além de graves problemas de infraestrutura”, denunciou. 

O líder do governo na Câmara, Gilberto Alves, disse que as reuniões dos secretários com os vereadores representam “um novo momento do Recife, buscando uma discussão madura, responsável, envolvendo todos os setores”. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores