Raul Henry diz que resultados da Petrobras são desastrosos

O deputado citou que a os preços dos combustíveis pretende conter ‘artificialmente’ a inflação

qui, 21/02/2013 - 12:11
Chico Peixoto / LeiaJáImagens Henry disse que apresentará projeto de lei para melhorar a situação da Petrobrás Chico Peixoto / LeiaJáImagens

“A notícia mais relevante para o país na semana que antecedeu o carnaval foi o resultado desastroso da Petrobras em 2012”. Este foi um trecho do discurso do deputado federal Raul Henry (PMDB), declarado na Tribuna da Câmara Federal, nessa quarta-feira (20). O peemedebista disse ainda que os acionistas tiveram prejuízos ‘astronômicos’ e elencou justificativas para o problema.

De acordo com o deputado, as causas da dificuldade são bastante conhecidas: “manipulação dos preços dos combustíveis para conter artificialmente a inflação; e o aparelhamento político da empresa, que resultou em muitas mazelas, inclusive na realização de negócios suspeitos, como a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos”, comentou Henry.

O peemedebista citou dados e afirmou que o congresso também tem uma parte da culpa. “Seu lucro líquido caiu de 33,3 para 21,2 bilhões (36%). Sua dívida líquida cresceu 43%. Chegou a 148 bilhões de reais.  O valor da empresa caiu de 362,8 bilhões de reais para 224,8 bilhões. No último mês a perda foi de 30 bilhões de reais”, contabilizou ele, declarando ainda que o Congresso Nacional também votou equivocadamente a nova lei do petróleo. 

Como sugestão para o problema, o deputado federal falou também sobre a partilha dos royalties de petróleo e o que estar fazendo para ajudar. “Ou nós mudamos essa lei, ou vamos retardar ainda mais o processo de extração dessa nossa imensa riqueza natural”, argumentou e acrescentou: “Quero fazer a minha parte. Estou apresentando projeto de lei que desobriga a Petrobras de ser operadora e sócia dos novos campos, possibilitando com isso que o Brasil caminhe mais rápido em direção ao futuro”, sugeriu Henry.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores