Comissão apresenta documentos sobre o Padre Henrique

O relator da comissão vai revelar como funcionava o monitoramento do Estado na vida de Dom Helder Câmara

qui, 18/04/2013 - 15:36
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Os membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara realizam entrevista coletiva, nesta segunda-feira, 22 de abril, às 10h, para apresentar informações documentais sobre o assassinato do Padre Antônio Henrique Pereira Neto.  Na ocasião, serão apresentadas as manobras do aparelho estatal com objetivo de mascarar o caráter político do crime, que teria sido praticado para atingir diretamente o religioso Dom Helder Câmara.

 

De acordo com informações da assessoria de imprensa da comissão estadual, alguns documentos comprovam a interferência do Ministério da Justiça sobre o trabalho de investigação realizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na época da ditadura militar. A entrevista coletiva vai acontecer no auditório da secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, que fica na rua Benfica, no bairro da madalena, próximo a casa de recepções Blue Angel.

  

O relator da comissão, Henrique Mariano, também vai revelar provas materiais de como funcionava o monitoramento do Estado na vida de Dom Helder Câmara. São escutas de ligações telefônicas realizadas antes e depois do assassinato do Padre Henrique que mostram o “modus operandi” do esquema repressivo. A irmã do Padre Henrique, Isaíras Padovan, vai estar presente à coletiva.

COMENTÁRIOS dos leitores