Audiência debate requalificação do Eufrásio Barbosa

A ação é de autoria da vereadora Graça Fonseca (PR)

dom, 19/05/2013 - 13:03

No próximo dia 22 de maio, às 9 horas, será realizada audiência pública, no plenário da Câmara Municipal de Olinda, aonde vai se discutir a requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa. A ação é de autoria da vereadora Graça Fonseca (PR), e tem por objetivo trazer de volta à cidade Patrimônio da Humanidade, um de seus principais cartões postais.



A obra será realizada pelo PRODETUR, que tem como executor o Governo do Estado de Pernambuco, no âmbito da Secretaria de Turismo, a partir do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



A requalificação tem sido objeto de preocupação por parte dos permissionários atuais do Mercado, dos comerciantes e da comunidade estabelecida em seu entorno, uma vez que ainda não obtiveram qualquer esclarecimento do projeto e da interferência em suas atividades.

Histórico do Mercado Eufrásio



O edifício da antiga Fábrica de Doces Amorim Ltda. foi construído em 1894, no local onde existiu a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, no Varadouro, que funcionou nos séculos XVII e XVIII.



A fábrica funcionou até 1960 e foi desapropriada anos depois pela prefeitura. Possui uma planta retangular, em piso único, em alvenaria de tijolos. A fachada principal apresenta aberturas em arcos plenos e frontão triangular.



Apesar de o prédio original ter recebido acréscimos, não foi descaracterizado. Ele dispõe de teatro e área para exposições e apresentações folclóricas.







COMENTÁRIOS dos leitores