Rede Sustentabilidade colhe quase 600 mil assinaturas

Expectativa da legenda é obter 800 mil cadastros até início de julho

sab, 22/06/2013 - 11:53

O novo partido encabeçado pela ex-senadora Marina Silva, Rede Sustentabilidade, já ultrapassou mais de meio milhão de assinaturas para oficialização da sigla em todo o País. Para validar a legenda, os membros precisam registrar o partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até outubro de 2013, caso queiram lançar candidatos nas próximas eleições. 

Segundo a coordenadora nacional de Organização do Rede Sustentabilidade, Marcela Soares, o último balanço contabiliza 591.649 mil assinaturas de pessoas de vários locais do Brasil. A expectativa é que até 7 de julho consigam 800 mil. “Estamos trabalhando com uma margem de erro, por isso, queremos alcançar 800 mil. Agora, estamos encaminhando as fichas para os Cartórios Eleitorais validarem as assinaturas, mas há uma perda por conta dos nomes e abreviaturas ilegíveis que impossibilitam, às vezes, a identificação do cartório e zona eleitoral que possuem registro”, esclareceu.

Moraes comentou que no site do novo partido há uma área de cadastro dos oito mil mobilizadores voluntários da sigla. “As pessoas fazem a coleta e encaminham para a gente pelos Correios. E, independente da agenda de Marina, nós temos durante a semana mutirões regionais de coleta em todos os estados brasileiros”, disse. “Essa mobilização é crescente. Cada vez mais tem gente envolvida e colhendo as assinaturas. Temos uma expectativa muito boa de que vamos conseguir. Ela (colheita de assinaturas) acontece de forma descentralizada, de forma espontânea das pessoas, independente da presença da Marina. Tanto tem gente querendo se envolver com as pautas da Rede como em apoiar a coleta de assinaturas”, comentou.

Marcela Moraes afirmou que há cerca de um mês começaram enviar as assinaturas para os cartórios validares. Os organizadores encaminham 100 mil cadastros de cada vez. “Os cartórios têm um prazo de 15 dias para retornar, mas muito deles não cumprem com esses prazos”, ressaltou, confirmando que na semana que vem farão um balanço das assinaturas válidas até o momento.

Metas – A coordenadora de organização contou que os membros da legenda trabalham com cronogramas de atividades e estimam um prazo até agosto para solicitar o registro oficial do partido. “Temos trabalhado com metas. Nossa meta é chegar a 800 mil. Quando chegarmos ao número mínimo de colheitas é que vamos parar. Nossa expectativa é que possamos entrar com todas as certidões válidas no mês de agosto para que os cartórios consigam responder até o final de julho e a gente consiga ingressar nos tribunais até agosto”, desejou.

COMENTÁRIOS dos leitores