Audiência debaterá mudanças da BR-101

Os moradores de Abreu e Lima temem que obra afete comércio

por Élida Maria sex, 16/08/2013 - 17:23
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo O debate foi solicitado pela deputada Terezinha Nunes (PSBD) Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

As consequências da mudança projetada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na BR-101, na cidade de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), serão tema de audiência pública nesta segunda-feira (19). O debate foi solicitado à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) para esclarecer as dúvidas da população. O evento começará às 9h na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O assunto foi escolhido pela tucana como pauta de uma audiência em virtude de uma alteração realizado pelo Dnit. O órgão justificando aliviar o trânsito do principal acesso ao Litoral Norte de Pernambuco elaborou um projeto que prevê a construção de uma variável na rodovia. Com a obra, haverá um contorno no município de Paulista (RMR), na altura do Hospital Miguel Arraes, e seguirá até a divisa com Igarassu (RMR). Segundo o Dnit, a pista central da BR-101, que passa por Abreu e Lima, não sofrerá interferência com a obra, já que passará por fora da cidade.

Apesar da explicação do órgão a população não se não convenceu com a justificativa. Moradores e comerciantes do município têm receio de que o projeto afete o comércio que funciona na Avenida Duque de Caxias. Eles temem que as obras obriguem o deslocamento dos imóveis do centro comercial da cidade para áreas distantes, resultando em prejuízo financeiro e transtorno à população.

Para esclarecer os impactos das obras e as dúvidas da população, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos discutirá o projeto, já em processo licitatório.

 

COMENTÁRIOS dos leitores