Comissão da Câmara define fim da reeleição

A decisão deverá ser iniciada a partir de 2018, se aprovada no Congresso

por Élida Maria sex, 06/09/2013 - 10:36
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Até ser válida, a proposta deverá ser aprovada na Câmara e no Senado Federal Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

A fim da repetição de mandato para governadores, prefeitos, vereadores e presidente da República poderão estar mais perto de ter fim. Nessa quinta-feira (5), um grupo de trabalho da reforma política na Câmara Federal aprovou a proposta pelo fim da reeleição de quatro anos de cargos políticos e também pela coincidência de datas para as eleições destes mandatos. 

Os dois assuntos deverão se tonar válidos a partir de 2018, caso o Congresso Nacional aprove a decisão. Neste caso, o grupo de trabalho elaborará uma nova proposta para tramitar na Casa Legislativa com o objetivo de tratar detalhes do projeto.

Atualmente, as eleições são realizadas no Brasil a cada dois anos. Mas, se a proposta for aprovada na Câmara Federal e no Senado o mandato de 2016 será enxuto para dois anos, já que a sugestão é ser válido em 2018.

Na próxima quinta-feira (12), o coordenador do grupo, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) se reunirá com o colegiado para discutis outros assuntos: duração do mandato, fidelidade partidária e fim das coligações partidárias. Já no dia 19 de setembro o grupo definirá a situação do sistina eleitoral.

Com informações da Agência Câmara

COMENTÁRIOS dos leitores