Coelho admira-se com “tanta besteira” dita por Damázio

O deputado soltou o verbo e fez várias críticas ao ex-secretário estadual

por Élida Maria sex, 20/12/2013 - 13:58
Líbia Florentino/LeiaJáImages/Arquivo Para o tucano o ex-secretário agrediu muitas pessoas com as declarações Líbia Florentino/LeiaJáImages/Arquivo

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Daniel Coelho (PSDB), avaliou como “infeliz” as declarações do ex-secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, em entrevista concedida ao Jornal do Commercio. Para o tucano o ex-representante do governo soltou uma “pérola de puro besteirol e desrespeito”.

A polêmica que envolve o nome de Damázio em vários veículos de comunicação pernambucanos e nacionais nesta sexta e até foi alvo de comentários do governador Eduardo Campos (PSB) refere-se a uma entrevista concedida pelo ex-secretário em que trata da homossexualidade como um “desvio de conduta” e disse ainda que “mulher gosta de homem de farda”. 

Para Coelho, a afirmação de Wilson Damázio “foi extremamente infeliz (...). Ele conseguiu agredir todas as mulheres, a classe LGBT, o pessoal de Floresta e a própria Polícia Militar e as famílias dos policiais”, avaliou. 

Desfavorável com as declarações do ex-secretário, o deputado pontuou a necessidade de a sociedade avançar em alguns temas e respeitar o próximo. “Foi surpreendente a capacidade de dizer tanta besteira numa entrevista. Ficou realmente muito difícil a sua permanência com o seu posicionamento, o que demonstra quanto a gente precisa avançar e a necessidade do respeito à sociedade. É inexplicável”, disparou o tucano. 

Além da entrevista ao portal LeiaJá, Daniel Coelho também divulgou um artigo em rede social posicionando-se sobre o assunto. Confira o texto na íntegra:

"O Secretário Wilson Damázio deve desculpas ao povo pernambucano.

É quase inacreditável a entrevista do secretário de Defesa Social publicada hoje no JC. Uma pérola de puro besteirol e desrespeito.

Em uma das respostas, ele diz que tem desvio de conduta em todo lugar, e completa: ”Tem na casa da gente, tem um irmão que é homossexual, tem outro que é ladrão...”. Uma declaração claramente homofóbica, desrespeitosa e agressiva. Colocar homoafetivos e ladrões como exemplos de desvio é uma agressão sem tamanho a inúmeros cidadãos de bem. Repudiamos a declaração. Desvio é um secretário de Estado dizer uma asneira dessas.

Em um outro trecho, ele diz que as mulheres do município de Floresta, ao ver um colete da polícia, ficavam todas “sassaricadas” e ainda afirma: “Às vezes tinham namorado, às vezes eram mulheres casadas. Pra ela é o máximo tá dando pra um policial. Dentro da viatura, então o fetiche vai lá em cima, é coisa de doido.”

Vejam que afirmações machistas e agressivas às mulheres em geral e, pior, para as famílias de Floresta. O que conheço da cidade sertaneja, me mostra um povo família e respeitador. Ainda não acredito na capacidade de afirmar quer mulheres casadas faziam sexo em viaturas policiais. E contar isso quase se vangloriando da condição de galã da farda. Um pensamento machista e agressivo a todas as mulheres.

Para completar, uma agressão às famílias de policiais. Imagine como devem estar os filhos e esposas de policiais nesse momento ao verem a afirmação dele dizendo: “Todo policial militar mais antigo tem duas famílias, tem uma amante, duas.” Não chegou nem a falar de alguns policiais, foi infeliz ao ponto de dizer “todo policial”.

Tenho respeito à pessoa do secretário, ao seu trabalho, mas não podia deixar de me manifestar a respeito dessas declarações. Pois, como sociedade queremos dele esse mesmo respeito. Considerando que todos podemos errar, seria o mínimo um pedido de desculpas publico a comunidade LGBT, as mulheres pernambucanas, ao povo de Floresta e as famílias de policiais militares. Nunca vi em uma entrevista alguém conseguir agredir tanta gente. Registro minha indignação.

Daniel Coelho."

COMENTÁRIOS dos leitores