Processo disciplinar contra vereadores é instaurado

Comissão terá até 90 dias para concluir trabalhos

sex, 14/02/2014 - 12:42
Monicky Mel Araújo/LeiaJaImagens Vereador Ricardo Liberato é presidente da Comissão de Ética Monicky Mel Araújo/LeiaJaImagens

CARUARU (PE) - Nesta sexta-feira (14), foi realizada a primeira reunião da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores, sobre o processo disciplinar dos dez vereadores investigados pela Operação Ponto Final 1, desencadeada pela polícia civil em dezembro de 2013. A Comissão terá 60 dias para concluir o processo, podendo prorrogar por até 90 dias.

O presidente da Comissão, vereador Ricardo Liberato (PSC), em entrevista coletiva na Sala das Comissões, na Câmara, logo após a reunião, informou que os trabalhos do grupo serão secretariados pelo edil Rozael do Divinópolis (PROS) e terá a relatoria do parlamentar Marcelo Gomes (PSB).

“Nós recebemos, no dia 11 de fevereiro, um ofício da presidência desta Casa, onde consta que a presidência recebeu uma recomendação do Ministério Público, que originou um parecer jurídico da Secretaria Jurídica e, neste parecer, o presidente Leonardo Chaves, recomenda a instauração da Comissão de Ética para apuração dos fatos. No dia de hoje fizemos a instalação, autuamos os processos e definimos a relatoria e as secretarias dos trabalhos”, explicou Liberato.

Na próxima terça-feira (18), às 14h30, acontecerá uma nova reunião da Comissão de ética, na Câmara de Vereadores, quando será definido cronograma de trabalho, ritual das sessões e relacionamento de todos os processos judiciais. O presidente disse que todas as medidas serão tomadas para assegurar a ampla defesa de todos.

O relator Marcelo Gomes informou que não fará nenhum pronunciamento antes da conclusão do relatório para não criar especulações e preservar o processo. Serão investigados pela Comissão os vereadores Eduardo Cantarelli (SDD), Silvado Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Val de Cachoeira Seca (DEM), Louro do Juá (SDD), Val das Rendeiras (PROS), Evandro Silva (PMDB), Pastor Jadiel Nascimento (PROS), Jajá (sem partido) e Neto (PMN).

COMENTÁRIOS dos leitores