Comissão da Verdade participa de evento sobre a Ditadura
O Congresso Internacional acontece até a próxima sexta-feira (14), no Recife
A partir desta segunda-feira (10) até a próxima sexta (14) o Recife estará sediando o Congresso Internacional sob o tema “50 Anos Depois e a Nova Agenda da Justiça de Transição no Brasil”. O encontro é promovido através de uma parceria entre a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) e com o apoio da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. O evento acontece no Auditório G2, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
A programação contempla mesas de debates, exposições, apresentações de trabalhos e atividades culturais e tem a presença de autoridades da América Latina, Estados Unidos, Europa e África, atuantes nas áreas do Direito, Ciências Políticas, História, Relações Internacionais, Filosofia e Sociologia. A proposta visa promover o debate acerca das ações futuras da Justiça de Transição no Brasil e gerar um momento reflexivo sobre a herança da ditadura militar brasileira.
Em destaque, no dia da abertura, haverá sessão pública para apreciação do pedido de Anistia de Jonas José de Albuquerque Barros e Ivan da Rocha Aguiar, jovens militantes pernambucanos mortos em 1º de abril de 1964 durante protestos estudantis contra a deposição do então governador de Pernambuco, Miguel Arraes de Alencar - o pedido de Anistia estende-se também aos familiares do ex-governador. O congresso internacional é aberto ao público e gratuito, a programação completa e as inscrições estão disponíveis no site da instituição de ensino.