IPMN: Dilma é a mais rejeitada; Marina lidera admiração

Estudo mostra que 24% dos entrevistados têm medo de que a petista seja reeleita. Já Marina é a mais admirada

seg, 01/09/2014 - 00:00
Fernando da Hora e Chico Peixoto/LeiaJáImagens

A pouco mais de um mês das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem o maior índice de rejeição entre os candidatos à Presidência da República. Já Marina Silva (PSB) é a postulante que mais inspira confiança nos pernambucanos. É o que aponta o Diagnóstico Eleitoral de Pernambuco, divulgado neste sábado (30) pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau.

O estudo mostra que 24% dos entrevistados têm medo de que a petista seja reeleita. O percentual é maior entre as pessoas que tem o nível superior (39%) e recebem mais de cinco salários mínimos (38). Outros 12% rejeitam Aécio Neves (PSDB) e 8%, Marina Silva. Para 3% das pessoas, a candidatura do pastor Everaldo (PSC) é vista com temor. Neste ranking da desconfiança, Eduardo Jorge (PV), Levi Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO) e Luciana Genro foram indicados por 1% dos entrevistados cada. Juntos, Mauro Iasi (PCB) e Eymael (PSDC) somaram 1%.

"Essa avaliação e mensuração de popularidade mostram que Dilma está sendo rejeitada, porque a população não está gostando do atual contexto”, avaliou o cientista político Maurício Romão. Para ele, os eleitores estão apontando para um sentimento de renovação. “Às vezes, fico pensando que o problema não é Dilma, como pessoa ou dirigente. É que existe algo chamado fadiga de material e ciclo de poder. O PT está há 12 anos no governo e pleiteando mais quatro. Foram tantos problemas, que eles estão sendo visualizados", explicou.

Por outro lado, Marina Silva lidera o índice de admiração, com 37% das indicações. Já Dilma recebe o voto de confiança de 33%. Aécio e o pastor Everaldo foram indicados por 3% e 1% dos eleitores entrevistados, respectivamente. A popularidade de Marina é maior entre os jovens, pessoas com mais instrução e moradores da Região Metropolitana do Recife. Já Dilma é a candidata mais votada entre os menos instruídos, com menor remuneração e habitantes do Sertão do estado.

Em relação à experiência para governar o Brasil nos próximos quatro anos, há um empate técnico, já que Mariana Silva recebeu 38% das indicações e Dilma, 37%. Já Aécio recebeu os votos de 4% dos entrevistados e o pastor Everaldo, de 1%. Novamente, a pesquisa mostra que Marina é mais influente entre os jovens, pessoas com mais instrução e que vivem na RMR. Já Dilma é considerada a mais preparada na opinião de pessoas com mais idade, menor nível de instrução e moradores do Sertão.

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de agosto, com 2480 pessoas residentes na RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

LeiaJá Também:

Em PE, Marina Silva abre vantagem sobre Dilma Rousseff

Pernambucanos se dividem na avaliação do governo Dilma

Grande parte da população não assiste ao guia diariamente

 

Em pesquisa, diferença entre Armando e Câmara reduz

Aumenta o nível de conhecimento de Paulo Câmara

João Paulo lidera, mas disputa pelo Senado está indefinida

IPMN avalia gestão de João Lyra

 

Pernambucanos acreditam que o estado mudou para melhor

COMENTÁRIOS dos leitores