Geraldo defende Pacto Pela Vida como política de segurança

Ao palestrar, o socialista pontuou as vantagens da iniciativa no âmbito municipal e fez críticas a omissão do governo federal quanto à segurança pública

por Giselly Santos ter, 30/09/2014 - 14:43
Marcos Pastich/PCR O prefeito enalteceu as iniciativas do programa no Recife Marcos Pastich/PCR

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), defendeu, nesta terça-feira (30), o Pacto Pela Vida municipal e fez apresentou um balanço do programa durante a abertura da série de debates Diálogos Capitais, promovido pela Revista Carta Capital, na Zona Sul. Ao palestrar, o socialista pontuou as vantagens da iniciativa no âmbito municipal e fez críticas a omissão do governo federal quanto à segurança pública.

“O Pacto Pela Vida do Recife é encaixado no Pacto estadual. A prefeitura não vai fazer na cidade o que é de responsabilidade estadual, mas nós estamos somando forças. A gente precisa do esforço do governo estadual sim, mas precisamos ainda mais do esforço do governo federal para cuidar da segurança. Todos integrados”, observou fazendo menção aos índices de violência na região Nordeste do país. 

Além das iniciativas cotidianas de seguranças, segundo Geraldo as atividades sociais também influenciaram para que o programa desse certo na cidade. "No pacto Pela Vida temos várias frentes, porque precisamos ter uma atuação integrada, não só entre nossas secretarias, mas com o estado. Em um ano já reduzimos o número de homicídios e também tivemos a importante construção de Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), que são equipamentos que vão alcançar sobretudo a população jovem, capacitando, orientando e prevenindo, promovendo a inclusão social e fortalecimento da cidadania nas comunidades", afirmou o gestor. 

Em 2013, o Recife registrou uma redução de 24,69% de crimes violentos letais. De acordo com o prefeito, foram 453 contra 597, em 2012. Além disso, a capital obteve 140 dias sem nenhum homicídio, o equivalente a quatro meses e 20 dias.

COMENTÁRIOS dos leitores