Dilma pode concluir reforma ministerial nesta segunda

Ao todo, 17 nomes já foram confirmados. Posse dos ministros também será na quinta-feira (1º)

seg, 29/12/2014 - 10:33

Com parte do primeiro escalão para o segundo mandato indicado na semana passada, a expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff anuncie ainda nesta segunda-feira (29) os demais nomes para as pastas. Isso poderá ser feito após o retorno do recesso de Natal, na Base Naval de Aratu, na Bahia.

Na última terça-feira (23), a presidente anunciou os seguintes nomes: Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação), Cid Gomes (Educação), Edinho Araújo (Secretaria de Portos), Eduardo Braga (Minas e Energia), Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil), George Hilton (Esporte), Gilberto Kassab (Cidades), Helder Barbalho (Secretaria de Aquicultura e Pesca), Jaques Wagner (Defesa), Kátia Abreu (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Nilma Lino Gomes (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Valdir Simão (Controladoria-Geral da União) e Vinícius Laje (Turismo).

Anteriormente, já havia sido anunciada a equipe para a área econômica: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Na mesma ocasião, Dilma confirmou a permanência de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central.

A previsão é de que alguns ministros sejam mantidos, como Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), José Eduardo Cardozo (Justiça), Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores), Arthur Chioro (Saúde) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).

Os aliados estão sendo acomodados nas demais pastas. Há especulações de que Miguel Rosseto vá para Secretaria-Geral; Antônio Carlos Rodrigues para os Transportes; Henrique Eduardo Alves para a Integração Nacional; Carlos Guedes para o Desenvolvimento Agrário; Juca Ferreira para a Cultura; e Eleonora Menicucci para os Direitos Humanos. Ainda estão pendentes os seguintes ministérios: Comunicação Social, Gabinete de Segurança Institucional, Comunicações, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Meio Ambiente, Micro e Pequena Empresa, Política para as Mulheres e Assuntos Estratégicos.

A posse dos novos ministros será na quinta-feira (1º).

COMENTÁRIOS dos leitores