Ministro presta esclarecimentos sobre obra da Transposição

Gilberto Occhi será ouvido pelos deputados que questionaram sobre a falta de sintonia nas ações dos governos federal, estaduais e municipais para a integração da bacia hidrográfica

por Giselly Santos ter, 24/03/2015 - 12:22

A comissão externa da Câmara dos Deputados que fiscaliza a transposição do Rio São Francisco vai ouvir nesta terça-feira (24) o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e diversos representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Na semana passada, o coordenador da comissão e autor do requerimento para a realização da audiência pública, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), reclamou de falta de sintonia nas ações dos governos federal, estaduais e municipais para a integração da bacia hidrográfica. Ele disse, por exemplo, que vários prefeitos de áreas beneficiadas com a transposição desconhecem alguns programas em curso e sequer elaboraram os planos municipais de saneamento.

Gomes de Matos voltou a afirmar que é necessário conhecer as questões ambientais e os programas envolvendo a obra. Ele adiantou que, na próxima etapa de agenda, a comissão vai ouvir representantes do Tribunal de Contas da União (TCU). "Há relatórios do TCU de questões de superfaturamento [envolvendo] a obra. O fato é que essa obra não possui previsão concreta [de término]. A cada período eleitoral a obra acelera".

O parlamentar acrescentou que é preciso ouvir o ministro, "pois há muitos trechos que já foram construídos e estão totalmente abandonados. Precisa fazer recuperação de trechos. A comissão externa, após ouvir autoridades, vai ver, in loco efetivamente, o que está acontecendo". 

Criada em fevereiro deste ano, a comissão vai acompanhar todos os procedimentos referentes às obras de integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do nordeste setentrional.

As obras estão estimadas em R$ 8,2 bilhões e, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, tudo estará pronto até o segundo semestre de 2016.

Com informações da Agência Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores