Análise de PEC que limita número de ministérios é adiada

De autoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, proposta reduz de 39 para 20 o número de ministérios do governo federal

qua, 25/03/2015 - 17:40

Um pedido de vista coletiva adiou a votação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC 299/13), que reduz de 39 para 20 o número de ministérios do governo federal.

A proposta, de autoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), constava da pauta da reunião desta quarta-feira (25) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pedidos de vista dos deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Betinho Gomes (PSDB-PE) e do líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), adiaram a votação.

Na semana passada, a bancada do PMDB adiantou que trabalhará pela aprovação da proposta. Os deputados criticaram o que consideram excesso de ministérios. Atualmente, o governo da presidenta Dilma Rousseff, conta com 24 ministérios, dez secretarias com status de ministérios, além do Banco Central, da Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e Casa Civil, cujos titulares também têm status de ministro.

COMENTÁRIOS dos leitores