PT-PE discute conjuntura política e institucional

Entre os assuntos foram discutidos, o pacto federativo, à reforma política e a maneira de o partido governar

por Élida Maria sex, 15/05/2015 - 17:46

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) reuniu na tarde desta sexta-feira (15) prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças nacionais em encontro no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (Sindipd-PE), no Recife. No encontro que segue até às 21h de hoje, os petistas tratam de assuntos como à reforma política e o pacto federativo.

De acordo com o secretário de Assuntos Institucionais do PT-PE e organizar do evento, Verones Carvalho, o principal objetivo da reunião é interagir entre parlamentares, gestores e militantes. “Eu acho que o PT está precisando de retomar este diálogo permanente não só com a base política, que dá sustentação partidária, mas a base política que dá sustentação nos governos nossos, nas prefeituras, nas Câmaras de Vereadores e nos setoriais”, pontuou. 

Para o ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT), o momento é de reorganizar a legenda. “É um momento importante de reorganização partidária. Nós temos uma conjuntura muito dinâmica e nós precisamos está reunindo as representações institucionais do PT, os prefeitos, os vereadores”, ressaltou.  O ex-gestor também reconheceu o momento de dificuldade vivenciada pelo país. “Um momento de muita instabilidade no país. É preciso que o partido esteja discutindo e orientado”, completou. 

Presidente do PT em Pernambuco, a deputada estadual Teresa Leitão enfatizou que existe um esforço dentro do partido desde as eleições internas “para recuperar a sua trajetória dentro do clima de unidade interna entre as forças e funcionamento orgânico dentro do partido”. A petista também detalhou as principais pautas do evento. “A pauta do encontro considera duas tarefas do PT: a institucional na hora que você chama prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para conversar, mas considera também a tarefa orgânica do partido de como você quer vincular a institucionalidade com as teses, atribuições e proposições que o partido tem”, observou. 

Integrante da Executiva Nacional do PT, a secretária Nacional de Coordenação Regional do partido, Vívian Farias, disse que encontros como este têm pautado uma releitura do modo petista de governar e legislar e exemplificou alguns resultados exitosos. A representante nacional também relacionou o Congresso Nacional do PT que será realizado em Junho, na cidade de Salvador. “Vamos mexer a militância, porque inclusive, a gente tem uma pauta super importante que é o Congresso Nacional do PT”, lembrou. 

Segundo o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) o momento aproxima o gestor das lideranças do partido. “Abre a oportunidade de nós que estamos lá nos municípios e conhecemos os problemas da gestão, do povo, ou seja, a gente consegue enxergar melhor a nossa militância e é neste espaço que a gente vai poder colocar proposições e ideais, e acima de tudo contribuir na formulação de novas políticas”, descreveu. 

Programação – Com um cronograma de atividade extenso, o encontro do PT não terá a participações de líderes esperado no evento como o senador Humberto Costa (PT) e o deputado Reginaldo Lopes (MG), mas terá discussões até às 21h desta sexta.

Os temas integrantes da programação do evento são: Perspectivas e Desafios para 2016 – Reforma Política; Reconstruindo a Narrativa do Modo Petista de Governar e Legislar: tempos de mais mudanças e mais futuro e Construindo um novo Pacto Federativo: por mais mudanças para o nosso Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores