FBC defende estados e municípios geradores de energia

Socialista sugeriu que as unidades possam antecipar receitas e capitalizar os fundos de previdência ou amortização de dívidas

por Giselly Santos qua, 27/05/2015 - 11:56
Cleiton Lima/LeiaJá/Imagens/Arquivo Segundo o socialista, o PRS 15 tramitará em regime de urgência para que seja votado, com celeridade, pelo plenário do Senado Cleiton Lima/LeiaJá/Imagens/Arquivo

Duas sugestões feitas por Fernando Bezerra Coelho (PSB) foram acatadas pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). O senador pernambucano propôs que estados e municípios que geram energia hidrelétrica também possam antecipar receitas, assim como acontece com os que exploram petróleo e gás natural. 

Bezerra Coelho defendeu ainda que essa alteração seja compatibilizada com as destinações originais do Projeto de Resolução 15, como capitalização dos fundos de previdência ou amortização de dívidas com a União. O senador, porém, alertou que as antecipações contratadas precisarão ser quitadas pelas atuais administrações. “As dívidas não podem se transformar em herança para os futuros governadores e prefeitos”, argumentou. 

Segundo o socialista, o PRS 15 tramitará em regime de urgência para que seja votado, com celeridade, pelo plenário do Senado. A proposta beneficia municípios e estados do Nordeste, que geram energia a partir da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

COMENTÁRIOS dos leitores