Oposição quer explicações sobre atraso na transposição

Previsão inicial era de que o sistema ficasse pronto em 2012, mas o prazo agora é no segundo semestre de 2016

por Dulce Mesquita sex, 12/06/2015 - 11:11
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Obra, quando concluída, irá beneficiar diretamente 12 milhões de pessoas Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A oposição quer esclarecimento do governo federal sobre o atraso nas obras de transposição do Rio São Francisco. O pedido de informações ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, foi protocolado pelo líder da minoria na Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

“Temos que saber quanto à demora em finalizar a obra vai custar para o país e quais os prejuízos que a população vem tendo com isso”, justificou. Iniciada em 2007, a previsão inicial era de que o sistema ficasse pronto em 2012, mas o prazo agora é no segundo semestre de 2016.

A obra, quando concluída, irá beneficiar diretamente 12 milhões de pessoas em 521 municípios em seis estados. O orçamento já passou de R$ 8,2 bilhões e há denúncias de superfaturamento em trecho no Ceará, apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Com o atraso na conclusão da obra, os gastos, evidentemente, vão crescendo de forma exorbitante e quem paga essa conta é o contribuinte brasileiro”, criticou Araújo.

Em maio, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que 74,5% do equipamento público está pronto.  “Atualmente, a obra emprega mais de nove mil trabalhadores e tem tudo para estar concluída até o fim do ano que vem, dado que o cronograma de execução está perfeitamente em dia. É uma prioridade do governo da presidenta Dilma”, declarou.

COMENTÁRIOS dos leitores