TJPE presta homenagem a personalidades de diferentes áreas

Os que recebram diplomas e comendas contribuíram com a Justiça e a melhoria da sociedade no estado e pelo país

por Thabata Alves seg, 15/08/2016 - 21:44

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) homenageou, nesta segunda-feira (15), personalidades de diversas áreas que contribuíram com a Justiça e a melhoria da sociedade no estado e pelo país. O evento aconteceu no Salão Pleno do Palácio da Justiça, localizado no bairro de Santo Antônio, no Recife e teve como uma das principais figuras homenageadas Maria da Penha. 

Ao fazer o discurso inicial da solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, destacou que as homenagens prestadas enaltecem o trabalho 

de figuras importantes para a melhoria da sociedade. "Quero salientar que estamos a comemorar os 194 anos de existência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que com quase dois séculos de história, se mantém contemporâneo para atender às expectativas da população", afirmou.

O desembargador Silvio Neves Baptista Filho foi o primeiro agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário com o Grau Grão Colar de Alta Distinção, a mais alta condecoração do TJPE. Em seguida, a comenda foi entregue ao ministro das Cidades, Bruno Araújo. 

No Grau Grande Oficial, receberam a homenagem o deputado federal Luiz Gonzaga Patriota, o defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto e Maria da Penha que dá nome à Lei nº 11.340/2006, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. Fundadora de uma organização não governamental voltada à conscientização das mulheres sobre os seus direitos e contra a violência doméstica e familiar, da qual foi vítima. "Essa homenagem estimula a gente a continuar o nosso trabalho. Esperamos que assim haja uma maior conscientização sobre o assunto da violência contra a mulher e que a lei seja cumprida", discursou.

O psicólogo Luiz Schettini Filho, autor de vários livros na área das relações interpessoais e educação de filhos e especialista em adoção, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Grau Comendador, assim como a procuradora de Justiça Eleonora Luna e o médico Wilson Oliveira Júnior. Na categoria juízes, foram agraciados os magistrados Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre, Daniela Rocha Gomes e Júlio Pereira de Almeida.

A esposa de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, representou o marido na homenagem póstuma. "Para mim, foi uma grande alegria Paulo ter sido agraciado por alguns motivos: Paulo é pernambucano e recifense; amou essa cidade e esse estado. Então, vir receber essa comenda tem essa importância enorme. Essa honraria também reforça que Paulo está vivo e está presente. Ele é o patrono da educação brasileira e é preciso que a cada dia se diga isso para que não esqueçamos", ressaltou sua esposa. O general da Brigada, Francisco Mamede de Brito Filho foi outro homenageado.

A vice-presidente do Superior Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia também receberia uma comenda, porém não compareceu ao evento e teve a homenagem prorrogada.

Servidores homenageados - Os funcionários do TJPE também foram prestigiados com a honraria no Grau Cavaleiro. A medalha foi concedida aos Renata Figueirêdo Alves, Antônio Carlos de Oliveira Martins e Valdecyr Gomes da Costa. A jornalista Meiry Lanunce também recebeu homenagem. O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue a 19 servidores do Judiciário estadual: Rafael Meneses, Flávia Maciel, Beluse de Lucena, Tibéria de Lima, Clarissa Lima, Maristela de Lima, Maurício Brainer Júnior, Marcel Lima, Naiana Siracusa, Zoraide Monteiro, Liane Lacerda, Aline de Melo, Ricardo Constantino da Silva, Edmilson Teixeira, Adriano da Mota, Alexandre Almeida da Silva, Klênia de Sousa, Cláudia de Oliveira e Antônio Martins. 

 

* Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores