Artistas estrangeiros lançam carta contra impeachment

Assinada por artistas e intelectuais como Oliver Stone e Noam Chomsky, carta repudia "ataque à democracia" e pede respeito ao resultado das urnas

qua, 24/08/2016 - 19:07
Wikimedia Commons Glover, Viggo, Susan Sarandon e Tom Morello são alguns dos que assinaram a carta Wikimedia Commons

Um grupo de artistas e intelectuais estrangeiros divulgou, nesta quarta (24), uma carta de protesto contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e pela democracia no Brasil. O texto foi divulgado pelo escritor Fernando Morais em seu Facebook.

“Nos solidarizamos com nossos colegas artistas e com todos aqueles que lutam por democracia e justiça em todo o Brasil”, diz a carta, que tem entre seus 22 signatários nomes como o ator Viggo Mortensen, de “O Senhor dos Anéis”, o músico Brian Eno, o cantor Harry Belafonte e o cineasta Oliver Stone.

O texto reforça que a base jurídica para o afastamento de Dilma “é amplamente questionável” e que há “evidências convincentes” de que a principal motivação dos promotores do impeachment foi abafar investigações decorrupção nas quais estão envolvidos.

Os artistas pedem que os senadores brasileiros que irão votar no julgamento do impeachment respeitem o resultado da eleição presidencial de 2014 e alertam para os riscos regionais caso ele seja aprovado. “Se este ataque contra suas instituições democráticas for bem sucedido, as ondas de choque negativas irão reverberar em toda a região”, afirma.

Os atores Susan Sarandon e Danny Glover, o linguista Noam Chomsky e da escritora Eve Ensler também assinam a carta.

Com informações da Agência PT

COMENTÁRIOS dos leitores