PT indica José Pimentel à primeira secretaria do Senado

Considerando o critério de proporcionalidade na Casa, o partido ficará com a primeira secretaria. No entanto, candidaturas avulsas podem mudar a composição da Mesa Diretora

por Dulce Mesquita qua, 01/02/2017 - 12:08
Jefferson Rudy/Agência Senado Sete dos dez senadores do PT optaram pela indicação de José Pimentel Jefferson Rudy/Agência Senado

Após reunião na noite dessa terça-feira (31), os senadores do PT irão indicar José Pimentel (PT-CE) para a primeira secretaria do Senado.

De acordo com o líder do partido na Casa, Humberto Costa (PE), o posicionamento foi definido após votação - sete dos dez senadores da bancada foram favoráveis à indicação de Pimentel. Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Farias (RJ) e Fátima Bezerra (RN) foram contrários por considerarem que o partido não deve se unir ao PMDB, partido do presidente Michel Temer, alegando ser ele um dos responsáveis pelo impeachment de Dilma Rousseff.

"Nós tivemos três votos contrários, mas a maioria decidiu pela indicação respeitando o critério da proporcionalidade e numa posição que não foi, inclusive, apenas do PT. Vários outros parlamentares que são do campo da oposição apoiaram também essa decisão", explicou Humberto Costa. "Nós somos a terceira maior bancada e queremos assumir aquilo que nos cabe e, inclusive, foi decidido pelo povo brasileiro quando foi às urnas", salientou. A primeira secretaria é responsável por questões administrativas e financeiras.

O PT é o terceiro maior partido no Senado, com 10 parlamentares. A legenda com maior número de senadores é o PMDB - 21 -, seguido pelo PSDB -11.

Considerando o critério de proporcionalidade na Casa, os cargos seriam divididos da seguinte forma: PMDB (presidência, 2ª vice-presidência e 1ª suplência); PSDB (1ª vice-presidência e 4ª secretaria); PT (1ª secretaria); PP (2ª secretaria); PSB (3ª secretaria); PR (2ª suplência); PSD (2ª suplência); e DEM (2ª suplência). No entanto, podem haver candidaturas avulsas para mudar essa composição.

Presidência

Oficialmente, o PT no Senado liberou os senadores para votarem em quem quiserem para a presidência da Casa. Nos bastidores, a maioria petista é favorável à eleição de Eunício Oliveira (PMDB-CE), mas para evitar reações contrárias e constrangimento, a bancada decidiu por liberar o voto. Como a votação é secreta, o PT, então, admite que alguns integrantes da bancada poderão votar no peemedebista. A eleição para presidente está marcada para as 16h desta quarta-feira (1º).

COMENTÁRIOS dos leitores