Personalidades femininas e negras podem estampar cédulas

Homenagem é prevista por um projeto de lei que está em análise na Câmara dos Deputados. Escolha das personalidades será feita por consulta popular

Agência Câmarapor sex, 21/07/2017 - 13:02

O Banco Central do Brasil poderá ter de homenagear, nas novas emissões de cédulas e moedas, personalidades femininas e negras que tenham se destacado na luta emancipatória das mulheres e no combate à discriminação racial e de gênero no país. Isto se o projeto de lei (5434/16) de autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) for aprovado pelo Congresso Nacional. 

A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, prevê que a escolha das personalidades a serem homenageadas deverá ser realizada por meio de consulta à população.

“Com a circulação das novas notas e moedas de real com as homenagens propostas, será possível dar maior publicidade à trajetória histórica das personalidades escolhidas pela própria população”, afirma Silva.

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para a apreciação do plenário da Casa. 

COMENTÁRIOS dos leitores