Deputado propõe carteira assinada a partir dos 14 anos

O deputado federal Waldir (PR), autor do projeto, falou que a maioria dos jovens querem trabalhar com carteira assinada e não como aprendizes

por Taciana Carvalho qui, 15/02/2018 - 13:11
Marionaldo Junior/LeiaJáImagens/Arquivo Marionaldo Junior/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado federal Delegado Waldir (PR) é autor de projetos polêmicos como o fim do contato físico entre presos e visitantes. O parlamentar defendeu por meio do seu Facebook mais uma proposta ousada [PEC 18/2011]: que a carteira de trabalho seja assinada a partir dos 14 anos. 

O deputado falou que a maioria dos jovens querem trabalhar com carteira assinada e não como aprendizes e que, sem ter como trabalhar, muitos jovens acabam indo pelo caminho errado. “Muitos defendem que é cedo para se começar a trabalhar, mas não acho que seja precoce alguém começar a trabalhar com 14 anos. Precisamos dar mais oportunidades aos nossos jovens”, disse.

Waldir também ressaltou que a medida visa garantir aos jovens trabalhadores os direitos trabalhistas e previdenciários. “Comecei a trabalhar com 11 anos de engraxate, depois vendedor de picolé e pipoca, servente de pedreiro, comerciário, agente de polícia, professor até chegar a delegada de polícia. Desde o início, trabalho aliado com os estudos e lazer. Família humilde plantando e colhendo melhores oportunidades. Quem viveu isso certamente apoia este projeto”.  

O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A maioria dos seguidores do parlamentar se mostraram a favor da matéria. “Tanto que eu queria ter essa oportunidade nesse tempo, mas chegava nas empresas para as entrevistas e não era contratado por cauda da idade”, contou um cidadão. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores