Eleição dá nova roupagem aos ministérios de Temer

O presidente teve que nomear onze novos ministros depois da desincompatibilização dos seus antigos auxiliares

por Giselly Santos seg, 09/04/2018 - 12:05
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Nesta semana o presidente dá posse a novos ministros Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Com a desincompatibilização dos ministros que devem disputar algum cargo público em outubro, o presidente Michel Temer (MDB) precisou reorganizar o primeiro escalão, mudando atuais auxiliares de pastas e nomeando novos membros para a equipe. Nesta segunda-feira (9), por exemplo, ele empossa o ex-ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Dyogo assume a vaga deixada por Paulo Rabello de Castro que é pré-candidato à Presidência pelo PSC.

Outra posse prevista para esta semana é a de Moreira Franco no comando do Ministério de Minas e Energia, guiado até a semana passada pelo deputado federal Fernando Filho (DEM-PE). Atualmente Moreira é ministro da Secretaria-Geral da Presidência e secretário-executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Temer ainda não anunciou quem vai ocupar o posto dele. 

Os ministérios do chamado núcleo palaciano - os da Fazenda e do Planejamento - serão agora administrados pelos “braços direitos” de cada um dos ex-titulares das pastas. Henrique Meirelles, que é cotado como candidato a presidente, indicou Eduardo Guardia para assumir a Fazenda; já Dyogo Oliveira recomendou Esteves Colnago para o  Planejamento. Ambos foram aprovados por Michel Temer. 

Na lista ainda dos ministérios estratégicos, o da Educação também teve mudança no comando. Rossieli Soares da Silva, até então secretário de Educação Básica, substituiu o deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE). Já o do Turismo, até o momento guiado por Marx Beltrão (MDB), passará a ser administrado por Vinícius Lummertz. 

Já na semana passada, Temer efetivou outras duas mudanças: deu posse a Gilberto Occhi como ministro da Saúde no lugar do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) e nomeou Valter Casimiro Silveira como o novo ministro dos Transportes, Portos e Aviação. Silveira substituiu Maurício Quintella (PR) que deve concorrer ao Senado.  Além deles, também foi confirmado Alberto Betrame como substituto do deputado federal Osmar Terra no Ministério do Desenvolvimento Social.

Michel Temer ainda não definiu os novos comandos dos ministérios do Esporte, da Integração Nacional e do Meio Ambiente.

Veja uma lista com os novos ministros:

Eduardo Guardia – Ministério da Fazenda

Esteves Colnago – Ministério do  Planejamento

Gilberto Occhi  (PP) – Ministério da Saúde 

Valter Casimiro Silveira – Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil 

Rossieli Soares da Silva – Ministério da Educação

Moreira Franco (MDB) – Ministério de Minas e Energia

Vinícius Lummertz– Ministério do Turismo

Alberto Betrame – Ministério do Desenvolvimento Social 

Dyogo Oliveira – BNDES 

COMENTÁRIOS dos leitores