Somos a raiz mais profunda do Brasil, diz Sônia Guajajara

A psolista pediu ainda que a população não reforce os estereótipos que surgem sobre os índios no país

por Giselly Santos qui, 19/04/2018 - 15:18
Reprodução/Facebook/Sônia Bone Guajajara Reprodução/Facebook/Sônia Bone Guajajara

Pré-candidata a vice-presidente pela chapa do PSOL, a índia Sônia Bone Guajajara afirmou, nesta quinta-feira (19), que apesar da população indígena ser a “raiz mais profunda” do Brasil, ela precisa lutar diariamente para existir. A postura da componente da chapa presidencial liderada por Guilherme Boulos é exposta no dia em que o país celebra do Dia do Índio.

“Nós, pertencentes a 305 povos e que falamos 274 línguas diferentes, somos a raiz mais profunda da formação deste país e ainda sim temos que lutar todos os dias pelo direito de existir”, declarou, fazendo referência ao chamado Abril Indígena.

A psolista pediu ainda que a população não reforce os estereótipos que surgem sobre os índios no país. “É o momento de visibilizar nossas culturas, nossas tradições e nosso modo de vida. É o momento para denunciar o ataque aos nossos direitos, aos nossos territórios, aos retrocessos e as nossas lutas. No mês de abril a tendência é sempre criar e reforçar estereótipos sobre os povos indígenas nos tratando como os índios do passado e invisibilizando a realidade atual”, ponderou. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores