Corpo de Fernando Mac Dowell é velado no Palácio da Cidade

O velório de Fernando Mac Dowell será no Palácio da Cidade, a partir das 9h. O corpo será sepultado no Cemitério São João Batista, às 15h, em Botafogo

por Mellyna Reis ter, 22/05/2018 - 09:00
Fernando Frazão/Agência Brasil/arquivo Fernando Mac Dowell (à esquerda) no dia da posse de Marcelo Crivella Fernando Frazão/Agência Brasil/arquivo

RIO DE JANEIRO - O corpo do vice-prefeito e secretário municipal de Transportes do Rio, Fernando Mac Dowell, será velado no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, a partir das 9h. O enterro será às 15h, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo. Mac Dowell faleceu no fim da noite de domingo (20), aos 72 anos, em decorrência de complicações de um infarto no miocárdio. Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, desde o último dia 13. 

Em nota, o prefeito Marcelo Crivella decretou luto oficial de três dias. "Mac Dowell foi um companheiro exemplar, um notório servidor público com inestimáveis serviços prestados a nossa cidade. Neste momento de dor imensa, minhas orações e pensamentos estão com sua família e com todos que admiravam o seu caráter e sua generosidade", lamentou.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também divulgou uma nota de pesar. "Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do Fernando Mac Dowell. Admirado por todos que com ele conviveram na vida familiar e no ambiente profissional, Mac Dowell deixou um legado de participação em obras que beneficiaram a população e garantiram seu lugar de destaque na história do Rio de Janeiro. Aos familiares e amigos, presto toda a minha solidariedade", escreveu.

O interventor general Walter Braga Netto lamentou a morte do vice-prefeito e destacou os laços que ele mantinham com as Forças Armadas, desde a atuação como professor titular do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o auxílio que vinha dando às ações do Gabinete de Intervenção Federal, para facilitar a integração com os órgãos da prefeitura.

Carreira

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando Mac Dowell acumulava a pasta de Transportes desde o início do mandato de Crivella e era considerado um dos nomes técnicos da gestão. 

Ele atuou como responsável técnico da rede metroviária da cidade. Também exerceu o cargo de presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), entre 1987 e 1988, quando monitorou a recuperação do Viaduto do Joá.

Antes disso, na década de 1970, trabalhou no grupo executivo de integração da política de transportes do governo federal, além de ter participado da concepção da Ponte Rio-Niterói e da Linha Vermelha.

Já no governo Marcelo Alencar, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, Mac Dowell foi subsecretário de Obras do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. Torcedor do Fluminense, Fernando Mac Dowell deixou quatro filhos.

COMENTÁRIOS dos leitores