Lula Cabral tem habeas corpus negado pela 5ª vez pelo STJ

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho está preso desde 19 de outubro no Cotel, em Abreu e Lima, por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores do município, investigado pela Operação Abismo da Polícia Federal

qua, 19/12/2018 - 17:51
Facebook/Reprodução Facebook/Reprodução

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), teve novamente o pedido de habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). É a quinta vez que o STJ impguna o pedido. A decisão da ministra Laurita Vaz foi publicada nesta quarta-feira (19). O socialista está preso desde 19 de outubro no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores do município, investigado pela Operação Abismo da Polícia Federal.

A defesa do prefeito já havia protocolado outros quatro pedidos de soltura - a última negativa foi dada no dia 4 de dezembro. Ainda nesta quarta, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), também negou o pedido de liberdade para Lula Cabral. A decisão foi do desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior. O advogado Ademar Rigueira, responsável pela defesa do socialista, disse que não comentaria as decisões.

De acordo com as investigações da Operação Abismo, que segue em sigilo, Lula Cabral é apontado como o mandante da alteração da carteira de investimentos do instituto para fundos compostos por ativos “podres”, o que põe em risco o pagamento futuro de aposentadorias. Os investigados por envolvimento no esquema devem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, crimes financeiros, corrupção ativa e passiva, cujas penas ultrapassam os 30 anos de reclusão.

COMENTÁRIOS dos leitores