Governador quer criar Secretaria de Prevenção às Drogas

Paulo Câmara enviou à Alepe, nesta sexta (21), o projeto de lei com a nova estrutura e funcionamento do governo

por Taciana Carvalho sex, 21/12/2018 - 17:24
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Depois de muitas especulações, nesta sexta-feira (21), o governador Paulo Câmara (PSB) enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o projeto de lei com a nova estrutura e funcionamento do Governo de Pernambuco, a partir de 2019. Segundo o pessebista, a finalidade da reforma é continuar as “ações exitosas” de sua gestão. 

“O objetivo dessa reforma é promover ajustes na máquina administrativa para permitir a continuidade das ações exitosas e o fortalecimento de políticas e programas estratégicos do Governo do Estado”, disse por meio das redes sociais.

Entre as novidades, o governador sugeriu a criação da Secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas para “intensificar o desenvolvimento de programas, projetos e ações de prevenção ao consumo de drogas e promoção de ações integradas de atenção e reinserção social de usuários e dependentes, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social”.

Além dessa pasta, o governador propõe a criação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, que também assumiria as competências da Secretaria de Transportes. “Serão priorizadas ações de gestão fundamentais para o convívio com a escassez hídrica, que tende a se agravar frente aos fenômenos de mudanças climáticas”, explicou. 

Entre as mudanças, a Secretaria das Cidades e a Secretaria da Habitação passariam a ser uma pasta só: a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Secretaria de Educação incorporaria a área de Esportes e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária passa a ser denominada Secretaria de Desenvolvimento Agrário. “As demais secretarias permanecem com a atual estrutura. Esse conjunto de propostas serão implementadas sem impacto financeiro, satisfazendo, na maior medida possível, os interesses da população”, detalhou. 

 A proposta de reforma administrativa será votada na Alepe, em sessão extraordinária, a partir de 26 de dezembro. Na última reunião plenária da Casa deste ano, que aconteceu nesta sexta-feira (21), foi aprovado o requerimento apresentado pelo líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), convocados os demais parlamentares para apreciar durante o recesso, entre outras propostas, as mudanças na gestão de Paulo Câmara. 

COMENTÁRIOS dos leitores