Danilo sobre a reforma: o governo está frágil nesse debate

De acordo com o deputado federal, a oposição vai trabalhar em obstrução na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (23)

por Giselly Santos ter, 23/04/2019 - 14:07
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) afirmou, nesta terça-feira (23), que o governo está “frágil” na condução da reforma da Previdência. O texto aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e deve ser votado ainda hoje, mas a oposição promete obstruir a sessão marcada para iniciar às 14h30.

“A expectativa do governo é colocar para votar hoje, o debate foi concluído na semana passada. Até concordamos com essa flexibilização [de quatro pontos], são pontos que não tem impacto no pretenso trilhão que Paulo Guedes tanto fala, mas a oposição vai iniciar um trabalho de obstrução”, adiantou o pessebista.

O tema que deve nortear a obstrução da oposição e o debate hoje na comissão é o sigilo dos relatórios que embasaram o texto que o governo apresentou como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara.

“É completamente descabido fazer mudança na vida das pessoas sem expor as razões dessa mudança. o governo alega que os documentos são preparatórios ainda, mas se não há conclusão porque o governo encaminhou a PEC? E se [a documentação] é conclusiva tem obrigação de disponibilizar. É de uma contradição. É direito do cidadão ter acesso a qualquer tempo”, salientou.

Medida, inclusive, motivou uma ação popular que Danilo Cabral disse que vai protocolar ainda hoje na Justiça Federal. “É um ato falacioso. Essa ação popular deve orientar a discussão de hoje. Aliás, estão correndo conversas de que podem chegar esses relatórios hoje, mas não há nada confirmado. O governo está frágil nesse debate e vem olhando mais para o mercado do que para as pessoas”, argumentou.

COMENTÁRIOS dos leitores