Luciano Bivar é o 3º com mais faltas em votações na Câmara
De acordo com um levantamento do G1, o presidente do partido de Jair Bolsonaro esteve ausente em 115 votações nominais da Casa
Quase a metade dos deputados federais (44%) estiveram ausentes em algum momento, nos últimos seis meses, de pelo menos 25% das 144 votações nominais na Câmara dos Deputados. A informação é de um levantamento feito pelo site G1, divulgado nesta segunda-feira (5). No ranking dos cinco deputados com mais faltas, o pernambucano Luciano Bivar (PSL) é o terceiro; ele esteve ausente em 115 das 144, 79,9% do total.
Em nota, a assessoria de imprensa de Bivar disse que as “eventuais ausências nas votações ocorrem devido ao acúmulo de atribuições como integrante da Mesa Diretora”. Além disso, pontuou que “muitas vezes ele tem de se ausentar do plenário para receber embaixadores, autoridades e parlamentares no gabinete da 2ª Vice-Presidência”.
O presidente do partido de Jair Bolsonaro alegou, ainda, no comunicado que participou de 66% das sessões plenárias da Câmara. As votações nominais acontecem quando se identifica a postura de cada deputado, como de projetos de lei e propostas de emenda à Constituição (PECs).
Antes de Bivar, lideram a lista dos que mais faltaram às votações nominais os deputados Josias Gomes (PT-BA) e Soraya Santos (PL-RJ). Ele se ausentou de todas as votações que ocorreram no mandato e ela faltou 80,6%.
Ainda de acordo com o levantamento, o dia com a maior média faltas na votação da Câmara foi 17 de junho. Na ocasião, somou-se 400 deputados ausentes.