Bolsonaro desconhece os êxitos do Nordeste, rebate Danilo

O deputado federal reagiu às críticas do presidente sobre a educação na região e argumentou que os índices locais são os melhores do país

ter, 04/02/2020 - 09:08
LeiaJáImagens/Arquivo LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) rebateu críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a educação no Nordeste. O presidente disse que a educação dos governadores do Nordeste forma militantes e desinforma. A alfinetada foi disparada durante a inauguração da pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo.

“Ao atacar a educação no Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro mostra, mais uma vez, o total desconhecimento sobre as experiências exitosas da região”, afirmou Danilo Cabral (PSB), nessa segunda-feira (3). O parlamentar lembrou que são do Nordeste os melhores resultados na educação pública brasileira, reconhecidos pelo próprio Ministério da Educação. 

Danilo Cabral cita como exemplo os casos de Pernambuco, Ceará e Maranhão. Os dois primeiros apresentam os melhores resultados no Ideb no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, respectivamente. E o Maranhão paga o melhor salário para os professores. “Pernambuco tem o maior o número de matrículas em ensino integral do país, alcançando a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) antes de qualquer outra unidade da federação”, acrescentou. O deputado é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste e membro da Comissão de Educação da Câmara.

“Infelizmente, o governo, ao invés de apontar os caminhos estratégicos para a educação brasileira, insiste no debate periférico e pequeno dos valores”, frisou Danilo Cabral, que apresentou um pedido de convocação do ministro Abraham Weintraub para dar explicações sobre os erros nas notas do Enem no Plenário da Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores