Bolsonaro defende presidente da Fundação Palmares

Presidente se referiu ao jornalista Sérgio Camargo como "excelente pessoa"

por Francine Nascimento qui, 13/02/2020 - 14:03
Alan Santos/PR Alan Santos/PR

Depois do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio, liberar a nomeação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para o cargo de presidente da Fundação Cultural Palmares, nessa quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que Camargo "é uma excelente pessoa" e que deve voltar a assumir as funções na Fundação. 

"Ele volta pra lá [Fundação Palmares]. Eu acho que o garoto que foi liberado ontem é uma excelente pessoa", afirmou o presidente na saída do Palácio da Alvorada. 

O STJ atendeu ao pedido da Advocacia Geral da União (AGU) ao reverter a suspensão da ocupação do jornalista no órgão. Um dos motivos apresentados pelo STJ é de que "não cabe o judiciário censurar o modo de pensar do indicado ao cargo público". Então, Carmargo poderá voltar ao comando da fundação. 

Declarações polêmicas de Sérgio Camargo

A nomeação do jornalista aconteceu em novembro do ano passado, sob muitas críticas, após Camargo ter feito várias publicações nas redes sociais deslegitimando as lutas do movimento negro contra o racismo.

Em uma delas, Camargo chamou o racismo no Brasil de "racismo nutella" e que racismo de verdade só existia nos Estados Unidos. "Racismo real existe nos Estados Unidos. A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda", afirmou. 

A indignação popular fez gerar uma ação civil que chegou até à Justiça. Em dezembro, juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra determinou o afastamento de Sérgio Cabral do cargo público "por contrariar frontalmente os motivos determinantes para a criação da Fundação Palmares e põe a instituição".

 

COMENTÁRIOS dos leitores