Deputado pede que passeio com animais seja liberado

Romero Albuquerque cobrou que o passeio com animais seja considerado serviço essencial. Segundo o deputado, a proibição pode prejudicar a saúde dos animais

sex, 15/05/2020 - 12:08
Divulgação/Câmara Municipal do Recife Deputado diz que passeios devem ser perto das residências e o tutor deverá usar máscara Divulgação/Câmara Municipal do Recife

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) está pedindo o fim da quarentena para pessoas que vão passear com os animais ao redor de suas residências. Segundo o deputado, a proibição de passeios pode prejudicar a saúde dos animais.

 "A caminhada dos tutores com os animais deve ser elencada entre as atividades liberadas durante os 15 dias em que a restrição da circulação de pessoas será mais rigorosa", pediu Albuquerque durante sessão na quinta-feira (14).

O parlamentar defende a liberação de passeios curtos, perto de casa, com um único tutor, que deverá estar usando máscara. "É totalmente essencial ao animal fazer esse passeio. Muitos deles são educados a fazer as suas necessidades somente na rua. De forma alguma podemos pedir ao tutor que prive o animal dessa saída, porque submetê-lo a isso é uma tortura. Se o animal prender, pode ter uma inflamação ou outro problema grave de saúde", disse.

 O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, sugeriu às pessoas que moram em condomínio que utilizem a área comum dos prédios para andar com os cães. Segundo Romero Albuquerque, o Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE) não aprovou a alternativa apresentada pelo secretário.

"Os animais têm direito e têm necessidade de poder fazer esse passeio, é um ato de cuidado.  Por isso, solicitei o fim da quarentena para tutores que precisem levar seus animais às áreas próximas a sua residência para que eles possam fazer as suas necessidades fisiológicas. É uma alternativa muito mais humana e que não vai trazer riscos a ninguém", defendeu Albuquerque. Ele solicitou ao líder do governo na casa, o deputado Isaltino Nascimento, o apoio para acrescer os passeios na lista de serviços essenciais.

COMENTÁRIOS dos leitores