Mais de 40 mil mulheres pedem o impeachment de Bolsonaro

Elas assinam um manifesto on-line que deverá ser entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e ao Tribunal Superior Eleitora (TSE)

qui, 02/07/2020 - 13:06
Isac Nóbrega/PR Isac Nóbrega/PR

Um manifesto assinado por 43 mil mulheres pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O documento, que reuniu as assinaturas on-line, será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta quinta-feira (2), por deputadas da bancada de oposição ao presidente.

Além disso, o grupo denominado "Mulheres derrubam Bolsonaro" pretendem acoplar o manifesto ao processo de cassação do presidente que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Dois atos simbólicos estão previstos para acontecer nesta quinta em Brasília, a partir das 15h, em frente ao Congresso Nacional e à sede do TSE vai ressaltar a solicitação pela destituição do mandato de Bolsonaro. 

O documento elaborado pelo Levante das Mulheres ressalta as mortes causadas pela ingerência do presidente diante da pandemia e elenca outros aspectos, como o genocídio negro, a retirada de direitos e a apologia à ditadura, como justificativa para o impeachment.

"Convocamos as instituições da República a cumprirem seus papéis. Já existem na Câmara dos Deputados inúmeros pedidos de Impeachment; no TSE, diversas ações pela cassação da chapa Bolsonaro/Mourão por fraude eleitoral. O STF, enfim, precisa responsabilizar o presidente, que segue descumprindo a Constituição, atentando contra a liberdade e produzindo a morte de brasileiros e brasileiras", ressalta. 

COMENTÁRIOS dos leitores