Marco Aurélio: Geraldo precisa afastar secretário de Saúde

Na avaliação do deputado, o afastamento já deveria ter acontecido desde a primeira fase da operação Apneia

sex, 24/07/2020 - 09:21
Alepe Alepe

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e pré-candidato a prefeito do Recife, o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) defendeu que o secretário de Saúde, Jailson Correia, e os envolvidos na operação da Polícia Federal que investiga irregularidades na compra de respiradores por parte da gestão municipal sejam afastados imediatamente dos cargos que ocupam. 

"Diante de todas as acusações de irregularidades na Secretaria de Saúde do Recife, o prefeito Geraldo Julio já deveria ter afastado o secretário de saúde do município. Foi necessário um pedido da justiça para acontecer o afastamento do diretor financeiro, Felipe Bittencourt", afirmou o parlamentar. 

"Deveriam ter sido afastados há tempo pelo prefeito", emendou Marco Aurélio, que disse ainda que foi o primeiro a denunciar irregularidades na compra de ventiladores pulmonares.

A terceira fase da operação Apneia aconteceu nessa quinta-feira (23). De acordo com a investigação, há indícios de que os servidores públicos da Secretaria de Saúde (Sesau) sabiam que a empresa fornecedora dos respiradores era recém-fundada e não possuía autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação os equipamentos que, inclusive, não haviam sido testados em humanos. 

Na fase deflagrada ontem, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, entre eles, na casa de empresários, na sede da Sesau e na Prefeitura do Recife. Ainda como parte da ação, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão temporária de Jailson Correia, mas a Justiça Federal negou a solicitação. A prefeitura nega qualquer irregularidade.

COMENTÁRIOS dos leitores