Bolsonaro viola regras do YouTube e tem vídeo removido

De acordo com a nova política do site, estão banidos os vídeos que recomendem o uso de hidroxicloroquina ou ivermectina para o tratamento ou prevenção da Covid-19

por Kauana Portugal ter, 20/04/2021 - 14:33
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Bolsonaro viola regras do YouTube e tem vídeo removido Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Na noite de segunda-feira (19), o YouTube confirmou a retirada de uma das lives do presidente Bolsonaro (sem partido) do site. O banimento foi motivado por uma denúncia realizada pelo portal G1, que enviou para a plataforma trechos de uma das lives do presidente, realizada no dia 14 de janeiro, período no qual Manaus vivia a crise ocasionada pelo aumento de casos do novo coronavírus.

No vídeo, que ainda está disponível no Facebook, Bolsonaro faz a defesa do chamado “tratamento precoce contra a covid-19”, apesar das autoridades médicas mundiais apontarem a informação como falsa. Durante a live, o presidente também chegou a afirmar que o uso de hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e zinco “deu certo” para evitar as mortes ocasionadas pela doença. Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já fez alertas sobre ineficácia dos medicamentos.

De acordo com a nova política do YouTube, divulgada na última sexta-feira (16), serão removidos os vídeos que sugiram o uso de hidroxicloroquina ou ivermectina para o tratamento ou prevenção da Covid-19. Em suas diretrizes, o site também afirma que “Não é permitido o envio de conteúdo que dissemine informações médicas incorretas que contrariem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)". 

Em março do ano passado, Bolsonaro também teve postagens removidas do Twitter, Facebook e Instagram, por conta de vídeos nos quais o presidente criticava as medidas de isolamento social impostas por governadores.

COMENTÁRIOS dos leitores