100 anos de Ruth de Souza: Google homenageia atriz

Internautas comentam no Twitter homenagem prestada pelo Google e relembram a importância da atriz para os negros no teatro

por Jennifer Buarque qua, 12/05/2021 - 10:59
Reprodução/Google Doodle Ruth de Souza Reprodução/Google Doodle

Nesta quarta-feira (12) a renomada atriz, Ruth Souza, estaria completando 100 anos. A atriz, que faleceu em 2019, foi a primeira protagonista negra de novelas estreando em “A cabana do Pai Tomás”. Ruth também foi pioneira no teatro, abrindo portas para outros artistas negros. O Google Doodle resolveu homenagear a atriz com uma arte na página principal da ferramenta de pesquisas. Internautas comentaram no Twitter a homenagem e relembraram a carreira da atriz e sua importância para o cenário artístico brasileiro.

“Hoje é dia de celebrar o centenário de nascimento de Ruth de Souza, estrela brilhante da nossa constelação de atrizes. Primeira dama do teatro, premiada no Brasil e fora dele, uma das maiores do cinema e tv”, comentou internauta no Twitter. “Uma vez fizemos uma novela que tinha que ter o céu com todo mundo branco, até cavalo branco. Eu perguntei: ‘não tem negro no céu não?’”, relembrou outro internauta de uma das falas de situações vividas e contadas pela atriz.

Ruth nasceu no Rio de Janeiro e desde nova se encantou pelas artes cênicas. Começou a frequentar teatros em 1940, com o Teatro Experimental Negro (TEN), do dramaturgo Abdias Nascimento (1914-2011). Aos 24 anos,  estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro participando da peça “O imperador Jones”. Em 1950, Ruth chegou a televisão com teleteatros na TV Tupi e Record. Resolveu ir morar no Estados Unidos para estudar e pesquisar artes cênicas. Em 1969, tornou-se a primeira protagonista negra, atuslndo em “A Cabana do Pai Tomás”. A atriz ainda lutou durante sua trajetória contra construções estereotipadas de personagens negros. Ruth de Souza atuou em mais de 30 filmes, 20 novelas e foi a primeira atriz brasileira a receber indicação de melhor atriz no cinema de Veneza.

COMENTÁRIOS dos leitores