Prefeito de Itapissuma é reempossado após ser afastado

Prefeito Zé de Irmã Teca havia sido afastado duas vezes por suspeita de corrupção

por Jameson Ramos sex, 30/07/2021 - 19:42
Divulgação/Prefeitura de Itapissuma Prefeito sendo reempossado na Câmara municipal de Itapissuma Divulgação/Prefeitura de Itapissuma

Após ser afastado da Prefeitura de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, por suspeitas de desvio de dinheiro público, o prefeito José Tenório, mais conhecido como Zé de Irmã Teca (PSD) foi reempossado na tarde da última sexta-feira (29), pelo presidente da Câmara municipal, o vereador GG de Zé Antônio (PSD), em sessão solene.

Também retornaram às funções, quatro vereadores que estavam afastados: Irmã Elionilda (MDB), Tonho de Dedé (MDB), Guel do Grêmio (PSD) e Irmão Nivaldo (PSD).

José Tenório foi afastado do poder Executivo municipal pela primeira vez em 2019, durante a operação Dragão do Mar, da Polícia Civil. A investigação descobriu o desvio de R$ 10 milhões do poder público de Itapissuma, que teriam sido usados para pagamento de cabos eleitorais. 

No mês de junho deste ano, o prefeito foi afastado do cargo pela segunda vez, na segunda fase da operação Dragão do Mar. Na época, a Polícia Civil emitiu 24 mandados de suspensão do exercício de cargos, empregos ou funções públicas por 180 dias.

Na época, as investigações da polícia constataram que cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos foram desviados. Segundo o delegado Jean Rockefeller, da Diretoria Integrada de Polícia Especializada, esse dinheiro era destinado à pessoas que deveriam participar de comícios da gestão: "Eles pegavam dinheiro da Assistência Social, para as pessoas mais carentes, e pagavam pessoas para fazer limpeza urbana. Quem recebia esses recursos tinha que participar de comícios e passeatas da gestão municipal". 

Ainda segundo a Polícia, Itapissuma não tinha licitações para a execução de serviços de limpeza urbana. "Isso já é um indício de que havia algo errado", afirmou o delegado. Com o afastamento dos gestores, a previsão é de que o segundo secretário da Câmara de Vereadores assuma a Prefeitura da cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores