Marília Arraes propõe Programa Chapéu de Palha Nacional

Projeto foi apresentado nesta sexta-feira, que marca os 16 anos da morte de Miguel Arraes

sex, 13/08/2021 - 10:46
Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Deputada federal Marília Arraes Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A deputada federal Marília Arraes (PT) apresentou na Câmara dos Deputados a proposta para criar o Programa Chapéu de Palha Nacional.  A data escolhida para apresentar o projeto, nesta sexta-feira (13), marca os 16 anos da morte do ex-governador Miguel Arraes, avô da parlamentar.

Inspirado no Programa Chapéu de Palha, criado por Arraes, o programa apresentado por Marília tem o objetivo de conceder um benefício de até R$ 300 por família rural cadastrada, além de oferecer cursos de alfabetização e de capacitação nas áreas de saúde preventiva, meio ambiente, geração de renda, economia familiar e reforço alimentar. Além dos trabalhadores rurais, o programa contempla agricultores familiares, pescadores artesanais, marisqueiros, trabalhadores da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada.

"Estender esse programa para combater os efeitos do desemprego, sazonal ou não, aos trabalhadores espalhados pelo país é essencial para aumentar as estratégias de combate à pobreza extrema", declarou Marília.

A deputada destaca os dados do Cadastro Único para Programas Sociais, que aponta que cerca de 13,2 milhões de brasileiros que vivem no meio rural lutam contra a situação de pobreza ou de extrema pobreza. As regiões Norte e Nordeste abrigam 82% dessas famílias, sendo 8% desse número em Pernambuco.

Criado na década de 1980, o Programa Chapéu de Palha tem o objetivo de combater os efeitos do desemprego decorrentes da entressafra da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada e das condições adversas na pesca artesanal.

COMENTÁRIOS dos leitores