2022: conheça quem pode substituir Geraldo Julio pelo PSB

Ex-prefeito do Recife negou, mais uma vez, interesse no governo de Pernambuco. Com a possível saída de cena do postulante mais forte no PSB, novos nomes começam a circular

por Vitória Silva seg, 23/08/2021 - 14:00
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Geraldo Júlio pode não concorrer ao governo de PE em 2022 Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Com a conclusão do mandato de Paulo Câmara e João Campos empenhado em construir o seu legado à frente da Prefeitura do Recife, o nome com mais experiência e popularidade para disputar o Governo de Pernambuco pelo PSB é o de Geraldo Julio. O possível postulante, em contraste, voltou a negar nesta quinta-feira (19) interesse em uma candidatura em 2022, o que direciona os holofotes da política pernambucana para o possível preenchedor da vaga. A sigla, até então, não mostrou interesse em renunciar à disputa.

A reafirmação de Geraldo foi feita ao blog de Edmar Lyra, mas não é a primeira vez que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco nega os rumores. O segundo mandato do pessebista à frente da PCR foi marcado por escândalos de corrupção e visitas da Polícia Federal. Pode ser o caso de a imagem do ex-prefeito ter chegado a um desgaste político que não compense uma nova disputa.

Caso a decisão se confirme, alguns nomes, de diferentes pesos, surgem como possíveis substitutos do socialista no PSB. Conheça quais:

José Neto, secretário da Casa Civil

Zé Neto é o interlocutor político do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa e outros porta-vozes da política. Foi escolhido a dedo pelo governador Paulo Câmara, de quem é amigo desde 1995. Possui boa reputação e é o braço direito de Câmara, tendo acompanhado a carreira do governador como o então secretário de Eduardo Campos e como chefe do Palácio do Campo das Princesas.

Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura

Com um trabalho elogiado à frente da secretaria, a engenheira civil é um nome recém adicionado à lista de possibilidades para 2022, e aparentemente, um dos mais fortes. Batista esteve presente na comitiva de Paulo Câmara, com as várias viagens realizadas às microrregiões do Sertão. Com posição de destaque e espaço para panfletar o próprio trabalho, Fernandha pode ser a aposta feminina do PSB, que pode ter interesse em lançar a primeira governadora da história de Pernambuco. Essa proposta também pode ser feita pelo PT, após os rumores de que Marília Arraes é cotada para o cargo.

José Múcio, ministro do Tribunal de Contas da União

O pernambucano é ministro do TCU desde 2009 e ocupou a presidência do Tribunal no biênio 2019-2020. Engenheiro de formação, iniciou a carreira política em 1975, quando foi eleito vice-prefeito de Rio Formoso, no Grande Recife. Possui uma boa relação com congressistas, inclusive os da centro-direita, e já foi sujeito para muitos elogios vindos do líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar. Também recebeu convite de Bolsonaro para ingressar no governo, em 2020.

Décio Padilha, secretário estadual da Fazenda

Décio Padilha é servidor de carreira da Sefaz-PE, tendo ocupado o cargo de secretário da Fazenda pela primeira vez no ano de 2014, substituindo o governador Paulo Câmara. Foi secretário da Administração e presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e diretor de gestão coorporativa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Por possuir uma relação estreita com a família Campos, pode ser um dos escolhidos para a pré-candidatura pelo PSB, e assim manter a tradição dos indicados à Sefaz - Miguel Arraes, Eduardo Campos, Paulo Câmara; todos passaram pela secretaria e se tornaram governadores.

COMENTÁRIOS dos leitores