‘Relatório da CPI será muito forte’, diz Humberto Costa

Segundo o parlamentar, o documento, que será finalizado nos próximos dias, deve revelar crimes praticados pelo presidente Jair Bolsonaro

seg, 20/09/2021 - 10:45
Leopoldo Silva / Agência Senado O senador Humberto Costa durante os trabalhos na CPI Leopoldo Silva / Agência Senado

Na noite deste domingo (20) o senador Humberto Costa (PT-PE) usou as redes sociais para comentar sobre o relatório final da CPI da Covid-19, que deve ser finalizado nos próximos dias. Segundo o parlamentar, o documento “será muito forte, contundente e robusto” e deve revelar crimes praticados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Daremos realmente uma resposta à população sobre o que aconteceu na pandemia e indicaremos as responsabilidades por essa verdadeira tragédia sanitária, econômica, social e política que assola o país”, publicou Costa em seu Twitter.

Segundo o político que integra a CPI, o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido), é um dos principais alvos do relatório, já que, supostamente, “cometeu vários crimes comuns ao longo desse período da pandemia, inclusive crimes contra a vida humana”.

Costa destacou também que a expectativa da comissão é de que, diante do documento final, “a PGR [Procuradoria-Geral da República] cumpra seu papel e seu dever”. A fala aponta para Augusto Aras, procurador-geral da República, a quem cabe a responsabilidade de avaliar se a denúncia contra o presidente vai ou não para o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para que o presidente seja julgado pela Corte, ainda é preciso do aval de 342 deputados federais. No caso de o documento sugerir crime de responsabilidade contra Bolsonaro, depende da vontade política do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para avaliar se pauta ou não a votação de abertura de um processo de impeachment contra o presidente.

 

COMENTÁRIOS dos leitores