Miguel confirma ida ao DEM para disputar Governo de PE

Com a candidatura considerada uma prioridade para a cúpula nacional do DEM, o evento de filiação do prefeito de Petrolina também selou a aliança do partido com o PSL

sab, 25/09/2021 - 14:47
Emerson Leite/Divulgação/DEM Senador Fernando Bezerra Coelho, ao lado do prefeito Miguel Coelho, ACM Neto e Mendonça Filho Emerson Leite/Divulgação/DEM

Em seu primeiro discurso como pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo Democratas, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, defendeu a pauta liberal ao criticar alta taxa tributária do Estado. Em evento no Centro do Recife, neste sábado (25), o gestor confirmou a saída do MDB para sua nova casa, que selou união nacional ao PSL.

Com o início da pré-campanha agendado após o feriado de 12 de outubro, quando começa a percorrer as mesorregiões do Estado para se aproximar do eleitorado, Miguel criticou aspectos da atual gestão como manutenção de estradas, Saúde, Segurança e abastecimento de água para indicar que os pernambucanos perderam o orgulho.

“Pernambuco de hoje tá triste, tá perdendo as oportunidades", frisou ao indicar que, além da confiança dos populares, o Estado perdeu destaque na conjuntura nacional.

Ainda sem detalhes sobre a estratégia para escolha do vice, o sertanejo já não deverá contar com a figura de Mendonça Filho em sua chapa. Na ocasião, o próprio presidente estadual do DEM e, segundo Miguel, o responsável por sua migração ao partido, comunicou que vai concorrer ao Congresso como deputado em 2022.  

Além da missão de levar a oposição de volta ao comando do Governo de Pernambuco após 16 anos, o prefeito contou que conversa semanalmente com líderes da direita para realinhar o bloco diante das articulações para outra chapa do campo liberal. A intenção vem da provável aliança da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).

Diante da ameaça de outro município protagonista no interior com a cidade vizinha ao Recife na Região Metropolitana, o pré-candidato pregou humildade e união. “Nós estamos unidos. Não tem divisão, não tem racha. Todos nós estamos falando reiteradas vezes que precisamos mudar Pernambuco, esse é o propósito que nos une”, complementou.

Filho do senador governista Fernando Bezerra Coelho (MDB) e irmão do deputado Fernando Filho (DEM-PE), o palanque do gestor de Petrolina contou com a presença do líder da bancada do DEM, o deputado Efraim Filho. O vice-presidente do PSL, Antônio Rueda, aproveitou a ocasião para firmar a unificação junto ao presidente do DEM, ACM Neto. "O projeto de Miguel é uma prioridade para o Democratas no Brasil", frisou ACM.

Miguel também recebeu apoio virtual da alta cúpula do DEM formada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Mato Grosso, Mauro Mendes.

Com presenças municipais de outros estados como os gestores de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), de Salvador, Bruno Reis (DEM), de Campina Grande, Bruno Cunha (Solidariedade), a deputada Priscila Krause (DEM) ainda ganhou destaque ao lado de cerca de 30 prefeitos do interior de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores