Cidadania recifense será dada a mulher trans pela 1ª vez

Na manhã desta segunda (22), Câmara Municipal votou a favor da concessão do título a Chopelly Santos, coordenadora da Amotrans

seg, 22/11/2021 - 19:52

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Recife concederá o título de cidadã do município a uma mulher transexual. Na manhã desta segunda (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto número 20/21, de autoria de Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB), que reconhece a atuação na área dos Direitos Humanos de Chopelly Santos, presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans).

“Chopelly Santos, presidenta da Amotrans/PE e vice-presidenta da ANTRA receberá um merecido reconhecimento por sua trajetória de vida dedicada aos direitos humanos e à defesa dos direitos das pessoas trans e toda a população LGBTQIA+, que tem toda a minha admiração e respeito. Uma felicidade enorme ver essa proposição aprovada por ampla maioria entre os vereadores votantes! Que seja a primeira de muitas”, celebrou a vereadora Cida Pedrosa, em suas redes sociais.

Contrária à homenagem, a vereadora Michelle Collins (PP) chegou a pedir, durante a sessão, que os colegas votassem contra o decreto, por já ter sido alvo de notas de repúdio da Amotrans. Apesar disso, a concessão do título foi aprovada por 24 votos favoráveis, contra apenas quatro negativas.

COMENTÁRIOS dos leitores