Bolsonaro participa de lançamento de escola militar em PE

Evento que celebrou nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército aconteceu em Araçoiaba junto ao presidente, militares e civis

por Vitória Silva qua, 23/03/2022 - 12:01
Flickr/Exército Brasileiro Escola de Sargentos em Pernambuco deve comportar efetivo de até 10 mil pessoas Flickr/Exército Brasileiro

Foi lançada nesta quarta-feira (23), através de uma solenidade em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, a nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento durou cerca de meia hora e foi realizado no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC). 

Além do mandatário, estiveram presentes o comandante do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL); e o arcebispo militar Dom Fernando Guimarães. 

A cerimônia foi comandada por Paulo Sérgio, que chamou o empreendimento de um “esforço sinérgico das autoridades nos níveis federal, estadual e municipal” que irá trazer “melhor equilíbrio geográfico das escolas militares em território nacional, fortalecendo a representatividade militar nas regiões do Brasil”. 

A nova Escola de Sargentos deve centralizar a formação de sargentos de carreira, não apenas em Pernambuco e no Nordeste, mas no país inteiro, concentrando novas demandas. O projeto contempla os municípios de Abreu e Lima, Paudalho, Tracunhaém, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, por estar em uma região limítrofe entre as cidades. 

A instituição deverá ser inaugurada com vila olímpica, vila militar e estande de tiro dentro da área do campo de instrução. A previsão é que, por ano, 140 mil pessoas se candidatem para a instituição. O efetivo militar da escola, incluindo familiares, é de 10 mil pessoas. De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Neto, que primeiro falou sobre a definição final do projeto, a escola deverá gerar milhares de empregos na região. Pernambuco ganhou estados do Sul do país. 

“A escolha deste local, apresentada a mim pelo senhor comandante do Exército, foi longe de uma escolha política. Os dois estados que disputaram foram Rio Grande do Sul e Paraná. A escolha apresentada foi técnica e assim sendo, voltando aqui, aos berços do Exército Brasileiro, que data 1648, é que acontecerá a formação dos nossos futuros sargentos do Exército. Ganha o Nordeste e ganha o Brasil. O Nordeste cada vez mais se apresenta para nós brasileiros como um local de berço de futuros sargentos”, declarou Bolsonaro. 

O presidente se retirou do local logo após o seu discurso, que durou cerca de quatro minutos. Jair Bolsonaro cumpre agenda no Ceará ainda nesta quarta-feira (23), na cidade de Quixadá, para o lançamento da Força Tarefa das Águas, do Desenvolvimento Regional. 

COMENTÁRIOS dos leitores